CLIQUE E CONHEÇA A ATUAÇÃO DO VEREADOR MAGNO LIMA, "O TRABALHO QUE VOCÊ VÊ"

quinta-feira, 3 de maio de 2012

AS FACETAS DE PEDRO IRAN PEREIRA DO ESPÍRITO SANTO, O 'REI' DO TOCANTINS

Imagem: MaranhaoNews
Empresário(Imagem:MaranhaoNews)
Empresário Pedro Iran Espírito Santo, o rei do Tocantins 
Um homem de poucas palavras e muita ação. Assim pode ser descrito o empresário Pedro Iran Pereira do Espírito Santo, o Senhor PIPES, proprietário de empreendimentos como: Estaleiro de navegação, oficina de manutenção de aeronaves, cerâmica, serraria, carpintaria, pousadas, espaço para lazer e entretenimento, entre outros, gerando quase 7 mil empregos diretos e indiretos nos 5 Estados onde atua (MA, PA, PI, TO e GO).

Proprietário do complexo de Pedra Caída, onde está investindo quase R$ 20 milhões de reais na construção do primeiro Eco Resort do sul do Estado do Maranhão, em uma área de 10 mil hectares, que em breve será transformada na primeira Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), que após a sua constituição será gerida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), uma vez que toda a área pertencente ao empresário está no entorno do PNCM - Parque Nacional da Chapada das Mesas, nos municípios de Carolina, Estreito, Riachão e Imperatriz.
Imagem: ReproduçãoOficina de manutenção de aeronaves, uma das empresas do Grupo PIPES (Pedro Iran Pereira Espírito Santo)(Imagem:Reprodução)
Oficina para manutenção de aeronaves, uma empresa do Grupo Empresarial PIPES (Pedro Iran Pereira Espírito Santo)

“Se para muitos brasileiros a Transamazônica foi motivo de ruína, para Pedro Iran Pereira do Espírito Santo, a rodovia o levou à fortuna”, descreve o artigo O ‘rei’ do Tocantins, postado pelo jornalista Leandro Prazeres, no Jornal e Portal A CRÍTICA, de Manaus, capital do Amazonas.

Filho de agricultores do município de Filadélfia, em Tocantins, ele enriqueceu durante as obras e os primeiros anos de funcionamento da estrada. Hoje, o discreto Pedro Iran é também um dos homens mais ricos do Maranhão, assim como, ainda, um dos mais polêmicos.
Imagem: Fernando CunhaBalsa Pipes na travessia do Rio Tocantins, entre as cidades de Imperatriz (MA) e (Imagem:Fernando Cunha)
Balsa Pipes na travessia do Rio Tocantins, entre os estados do Maranhão e do Tocantins, na cidade de Imperatriz (MA)

Até meados da década de 70, Pedro Iran Pereira do Espírito Santo era apenas mais um balseiro do interior do Maranhão. Mas, ele conta que uma premonição mudou sua vida.

“Eu estava construindo a minha casa quando tive um pressentimento. Parei a obra da casa e comecei a construir uma balsa sobressalente. Não tinha nada que fazer com ela. Um dia depois de terminá-la, uma cheia muito grande atingiu a região e eu fui chamado para ajudar o pessoal ilhado”, lembra o empresário de sucesso, político e polêmico Pedro Iran.

O contato com políticos influentes durante esse período lhe abriu as portas para os militares que logo o requisitaram para ajudar a transportar o maquinário para a abertura da rodovia nos municípios de Itaituba (PA), Estreito (MA) e Araguatins (TO). 
Imagem: Dhiancarlos PachecoBalsa Pipes na travessia do Rio Parnaíba, entre os estados do Maranhão e do Piauí, na cidade de Tasso Fragoso (MA)(Imagem:Dhiancarlos Pacheco)
Balsa Pipes na travessia do Rio Parnaíba, entre os estados do Maranhão e do Piauí, na cidade de Tasso Fragoso (MA)

Em 40 anos, Pedro Iran ficou milionário. Mas quem o vê caminhando por Carolina (MA), não consegue imaginar que aquele homem de bermuda, chinelo de dedo e camisa de botões furada se prepara para visitar uma de suas balsas à bordo de seu próprio helicóptero, acidentado na manhã do último domingo *(25), no interior do Tocantins.

Natural de Filadélfia, no antigo Estado de Goiás, hoje Tocantins, onde desde muito cedo, a bordo de uma pequena embarcação, distribuía leite aos moradores ribeirinhos do Rio Tocantins, o tocantinense (maranhense por adoção, pois recebeu o título de cidadão em novembro de 2010) Pedro Iran, nasceu em 21 de junho de 1942. Solteiro e sem filhos, já foi por duas vezes prefeito da sua cidade natal, da qual fala com muito orgulho.
Imagem: ReproduçãoSantuário Ecológico Pedra Caída, localizado à margem da BR-230/MA, a 35 quilômetros de Carolina(Imagem:Reprodução)
Santuário Ecológico Pedra Caída, na Serra das Mesas, situado à margem da BR-230, a 35 quilômetros de Carolina (MA)

Visionário, defende como ninguém suas ideias. Pedro Iran desde muito cedo nutre um desejo incontido em preservar o ambiente em que vive. Todos os seus empreendimentos são feitos com estudos e chancela dos órgãos ambientais, mas o seu mais ambicioso projeto está sendo feito no momento: o levantamento de toda fauna e flora da região – ActioFauna (estudos dos peixes de aguas fluviais).

O complexo instalado no Santuário de Pedra Caída, em Carolina, financia pesquisas, com a finalidade de transformar toda área que lhe pertence em Reserva de Carbono para ser comercializado pela ONU (Organização das Nações Unidas). Com isso, Pedro Iran Pereira do Espírito Santo - o Senhor PIPES - tem realizado um trabalho na preservação e melhoria do ambiente, capacitando a comunidade para viver em um ambiente totalmente sustentável.

* Escrito e publicado originalmente por José Bonifácio no site, (www.gp1.com.br) em 27/09/2011 às 06h20

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Leia a Biblia
"Buscai ao SENHOR enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto ".Isaias 55:6
"Felicidade é a harmonia entre pensar, falar e agir. Meu Senhor… Ajuda-me a dizer a verdade diante dos fortes e a não dizer mentiras para ganhar o aplauso dos débeis.” Mahatma Gandhi

POSTAGENS MAIS VISITADAS: