CLIQUE E CONHEÇA A ATUAÇÃO DO VEREADOR MAGNO LIMA, "O TRABALHO QUE VOCÊ VÊ"

sábado, 31 de março de 2012

IMAGENS DO ASSALTO AO BB DE CAROLINA OCORRIDO NESTA SEXTA-FEIRA

Imagens mostra movimentação no momento do assalto ao BB de Carolina.

O assalto ao Banco do Brasil ocorrido na manhã desta sexta-feira(30) em Carolina cerca de 105 Km de Riachão, teve início por volta das 10:30 hs, a agência estava cheia devido ser em dias de pagamentos. 

“A quadrilha era formada por dez homens. Seis agiram dentro da agência bancária e quatro ficaram do lado de fora atirando para afastar a população do local”, disse o delegado Eduardo Galvão. 

O assalto demorou entre 35 e 40 minutos. Demoraram demais, o que deu tempo do policiamento se posicionar”, afirmou o delegado. O gerente José de Ribamar e os funcionários Tércio Medeiros e Neto, entre outros reféns, foram liberados nas proximidades do Rio Lajes. 

O repórter Bezerra Filho fez algumas imagens no momento do assalto, de longe da Praça Dr. Zeca ele registrou a movimentação durante o período em que permaneceram na agência, os bandidos fizeram alguns funcionários como reféns que logo foram libertados. 

Na saída os bandidos arrancaram com rajadas de tiros, os curiosos gritavam enquanto os bandidos fugiam.

O repórter Arturo Américo também registrou algumas imagens no momento em que a caminhonete estava sobre chamas no local onde foi abandonada. 

Acompanhe todos os detalhes no vídeo abaixo:

BANDO ASSALTA BANCO DO BRASIL DE CAROLINA; DOIS BANDIDOS MORREM EM CONFRONTO

A  quadrilha dos bandidos  estão escondida em matagal no município de Goiatins

Por volta das 10h30 de ontem (30), um bando – integrado por ao menos 10 homens e ocupando uma caminhonete S-10 prata, com placa de Goiânia (GO) – invadiu a agência do Banco do Brasil do município maranhense de Carolina a 105 km de Riachão. Portando armas pesadas, os criminosos fizeram quatro reféns, logo liberados. Segundo o delegado Sidney Oliveira de Sousa, de Carolina, um dos assaltantes foi morto durante a fuga, em confronto com a polícia. Ele não foi identificado. Às 13h50, em torno de 20 policiais civis e militares de Carolina, Balsas, Estreito e Riachão realizavam o cerco aos bandidos sobreviventes, no povoado Taboquinha município de Carolina e que fica nas proximidades de Goiatins.

Segundo informações da Polícia Militar da cidade, a troca de tiros entre policiais e assaltantes resultou na morte de dois ladrões. Conforme a PM, o corpo de um dos assaltantes, morto pela manhã desta sexta-feira 30, encontra-se no necrotério do Hospital Municipal de Carolina. Um outro bandido foi morto na tarde desta sexta-feira, na zona rural da região de Goiatins, norte do Estado. Delegacia do MA diz que criminosos estão cercados.

O GL-Riachão Ma apurou neste momento, a informação de que cerca de 70 homens trabalham para captuarar os bandidos, o trabalho estar sendo conduzido pela uma força tarefa intregada pelas Polícias do Estado do Maranhão e do Tocantins.

Obtivemos a informação também de que um helícopetro será utilizado para reforçar os trabalhos dos policiais na captura dos bandidos.

Cercados pela polícia na região de Goiatins, os ladrões incendiaram uma S10 branca, também utilizada na fuga. De acordo com a Polícia de Carolina, foram recuperados pelos policiais três motocicletas, uma escopeta calibre 32 e um fuzil 767.


Pânico 

Com a invasão, os moradores de Carolina, em pânico, se refugiaram dentro de suas casas, pois os assaltantes atiravam a esmo a todo momento. A cidade só possui um contingente de quatro policiais militares. Os bandidos fugiram em direção ao município vizinho de Riachão, na caminhonete em que chegaram a Carolina, levando os quatro reféns – entre eles, o gerente do banco.

Na estrada, os assaltantes trocaram tiros com a polícia. Armados com escopetas e fuzis, e vestindo coletes aprova de bala, escaparam do cerco e, mais adiante, incendiaram e abandonaram a caminhonete. Nesse momento, os reféns foram liberados e os criminosos tomaram de assalto na estrada outra caminhonete S-10.

Não foi informada a quantia levada pelos criminosos.

Vejam fotos.

CHINA CENSURA MICROBLOGS POR "RUMORES SOBRE GOLPE"

Em meio a crise política, Pequim aumenta rigidez contra troca de informações
Regime chinês ordenou o bloqueio dos comentários nas redes sociais mais populares do país (Reuters)

Os dois principais serviços de microblog na China, Sina Weibo e QQ Tencent, suspenderam no sábado a possibilidade de que seus usuários subam comentários, oficialmente para combater "boatos" que estariam se alastrando na rede.

Tanto o Weibo quanto o QQ são versões chinesas de redes sociais ocidentais, como Twitter, Facebook e MSN - todas bloqueadas pela censura no país asiático. Juntos, os dois serviços têm mais de 300 milhões de usuários.


Rumores - Weibo e QQ afirmam em seus sites que a medida permanecerá em vigor até 3 de abril, terça-feira. A agência de notícias oficial do governo, Xinhua, informou que a decisão de abolir temporariamente o espaço para comentários nos sites serve para “limpar rumores inventados e outras informações ilegais espalhadas pela rede”.


De acordo com a Xinhua, as autoridades derrubaram outros dezesseis sites e prenderam seis pessoas por espalharem boatos sobre um possível golpe em Pequim, com direito a relatos de “veículos militares entrando na capital”.


Crise - O recrudescimento das medidas de censura do governo acontecem em meio a uma crise política escancarada pela surpreendente queda de Bo Xilai, chefe do Partido Comunista do município autônomo de Chongqing e um dos mais influentes políticos da China.


O afastamento de Xilai incendiou a internet chinesa com rumores sobre as divisões internas e o futuro do Partido Comunista Chinês e obrigou o regime de Pequim a bloquear todas as buscas ao nome do político na web.

(Com agência France-Press)

sexta-feira, 30 de março de 2012

PREFEITURA DE RIACHÃO ENTREGOU HOJE PRESTAÇÃO DE CONTAS REFERENTE AO EXERCÍCIO DE 2011

Até o momento, dos 217 prefeitos, apenas 68 prefeitos apresentaram a prestação de contas, hoje no período da tarde já constou a prestação de contas referente 2011 da prefeitura de Riachão. Já em se tratando dos presidentes de Câmaras o numero é maior: 81 apresentaram a documentação no Tribunal de Contas. Até o momento (30/03 17h 09min.) o presidente da Câmara Municipal de Riachão, o vereador Netinho, ainda não apresentou a prestação de contas da Câmara de Vereadores de Riachão  ao TCE.

Termina na próxima segunda-feira (2/04) o prazo para que os prefeitos e presidentes de câmaras municipais maranhenses entreguem suas prestações de contas referentes ao exercício financeiro de 2011 ao Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE). Não haverá prorrogação. 

Para acompanhar a relação com o nome dos gestores que já cumpriram o dever constitucional de prestar contas click no link abaixo:


Relação das Prestações de Contas 2012 Exercício de 2011

CIDADÃO PODE ACOMPANHAR PELA INTERNET SE O PREFEITO E O PRESIDENTE DA CÂMARA DE SUA CIDADE PRESTOU CONTAS NO TCE/MA


Termina na próxima segunda-feira (2/04) o prazo para que os prefeitos e presidentes de câmaras municipais maranhenses entreguem suas prestações de contas referentes ao exercício financeiro de 2011 ao Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE). Não haverá prorrogação. Além da digitalização das pretações de contas, o TCE traz mais uma inovação ao processo a partir deste ano. Desde a última terça-feira, já é possível acompanhar on line, pela página do Trbunal de Contas na internet (www.tce.ma.gov.br), a relação com o nome dos gestores que já cumpriram o dever constitucional de prestar contas.

A lista é atualizada de forma automática, à medida em que os gestores formalizam a entrega de suas contas, o cidadão pode acessar clicando no banner “Relação de Adimplentes do Exercício de 2011”, no lado direito da página: www.tce.ma.gov.br ou no link abaixo:


Até o momento, dos 217 prefeitos, apenas 39 prefeitos apresentaram a prestação de contas, o prefeito de Riachão ainda não apresentou a prestação de contas referente 2011 . Já em se tratando dos presidentes de Câmaras o numero é maior: 53 apresentaram a documentação no Tribunal de Contas. Até o momento (30/03 06h23min.) o presidente da Câmara Municipal de Riachão, o vereador Netinho, ainda não apresentou a prestação de contas da Câmara de Vereadores de Riachão  ao TCE.


POLÍCIA CIVIL INVESTIGA ASSALTO A LOTÉRICA DE RIACHÃO


A Polícia Civil do Maranhão investiga o assalto a casa Lotérica Paraíso da Sorte, ocorrido segunda-feira (26), na cidade de Riachão, no Sul do Maranhão. O assalto foi praticado por duas pessoas que estariam armadas e em uma motocicleta de modelo Fan 125, de cor preta, sem placa.

De acordo com informações policiais, a quantia roubada pelos assaltantes equivale a R$ 6 mil. Na fuga, os dois se esconderam em um matagal. Um deles saiu do local na noite de terça-feira (27), e de posse de um revólver calibre 32, com a numeração suprimida, trocou tiros com os policiais militares que faziam as buscas na região.

Conforme explicou o delegado Regional de Balsas, Eduardo Galvão, no confronto, Joseano Santana de Sousa, o Quebra, morador da cidade de Balsas, veio a óbito no local. O outro assaltante identificado como José Adelvane Sales da Costa, o Nena, conseguiu fugir dos policiais.

Ainda segundo o delegado, a motocicleta utilizada no assalto, pertencia ao irmão de Joseano, identificado por Roni Santana de Sousa. Joseano já tinha sido preso por tráfico de drogas e estava em liberdade provisória.

O assalto foi o segundo realizado pela dupla no mesmo local, em poucos dias. A polícia está intensificando as buscas e as investigações, a fim de encontrar o participante foragido.

Com informações da Polícia Civil. 

HOSPITAIS TERÃO QUE ADOTAR PROGRAMA DE QUALIDADE EM MOMOGRAFIA


O Vereador Magno Lima, tem requerimento engavetado, que requer um aparelho de mamografia para o Hospital Municipal de Riachão

Hospitais e clínicas públicas e particulares que fazem exames de mamografia no país terão de adotar o Programa Nacional de Qualidade em Mamografia, criado pelo Ministério da Saúde por meio de portaria publicada nesta terça-feira (27) no "Diário Oficial" da União. O programa já está em vigor. Além de garantir a qualidade, outro objetivo do programa é minimizar os riscos associados ao uso do raio X. De acordo com a nova norma, serão avaliadas as imagens da mamografia, o laudo médico, a capacitação dos profissionais de saúde e a taxa de detecção de câncer de mama pelo exame. O monitoramento anual será feito por comitê formado por representantes do ministério, da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), do Inca (Instituto Nacional de Câncer) e de sociedades médicas. 

A ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) também integra o grupo e deverá baixar norma obrigando os planos de saúde a contratar somente prestadores de acordo com o programa. A mamografia é o exame fundamental para diagnóstico de câncer de mama, o mais comum entre as brasileiras. Se identificado em estágio inicial, as chances de cura são de 95%. No Brasil, a taxa de mortalidade é considerada alta, porque a doença é identificada em fase avançada, segundo o Inca. O instituto estima 52.680 novos casos este ano. A mamografia deve ser feita a cada dois anos por mulheres com mais de 50 anos de idade. A Lei da Mamografia (Lei 11.664 29/04/2008), que entrou em vigor em  29 de abril de 2009, dá direito à mulher, a partir dos 40 anos de idade, a fazer o exame gratuitamente, segundo recomendação médica. 

O vereador Magno Lima já apresentou requerimento na Câmara Municipal de Riachão mencionado na tribuna, solicitando a aquisição de uma aparelho de mamografia para o Hospital Municipal, a idéia encontra-se na gaveta arquivo do então presidente da Câmara desde 2010 data em que foi apresentado verbalmente, o mesmo nunca foi colocado em pauta para discussão.

As mulheres ficam a mercê e sem as possibilidades de se prevenir contra o câncer de mama, muitas delas tem que procurar outras cidades para ter acesso ao exame, outras não fazem devido não terem condições de pagarem o exame, e assim correm o risco de serem vítimas de uma doença que poderia ser evitada.

Certamente  o presidente  da Câmara tem dinheiro suficiente para pagar exames para sua senhora, que é secretária da saúde do município e por isso não se preocupa com as demais mulheres riachoenses, um descaso para com a nossas conterrâneas, guerreiras e defensoras de seus lares.

A Lei da Mamografia Nº 11.664 que garante a gratuidade do exame as mulheres desde 2009 data em que entrou em vigor está longe de ser um compromisso da Secretaria de Saúde de Riachão, as mulheres são penalizadas pela falta de compromisso do governo. O requerimento de autoria do Vereador Magno Lima mais uma vez tem sido alvo de  boicote no legislativo de Riachão.

quinta-feira, 29 de março de 2012

AIRES BRITO QUER ACELERAR O JULGAMENTO DO MENSALÃO


O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Carlos Ayres Britto já se movimenta para acelerar o julgamento do processo do mensalão. Britto toma posse como novo presidente da corte em 19 de abril. O ministro avalia que a única pendência que falta para colocar o assunto em pauta é o relatório do revisor do caso, ministro Ricardo Lewandowski.

Segundo ele, é possível que o processo seja analisado durante quinze dias – e não em um mês, como se esperava. A data de início do julgamento ainda não foi marcada. “Nenhum ministro coloca um processo em pauta para julgamento sem se empenhar no sentido da sua tramitação o mais rápido possível, sem prejuízo da segurança jurídica”, diz.

O ministro Marco Aurélio Mello concorda: “Temos que otimizar o nosso tempo, evitar discussões paralelas e conciliar celeridade a conteúdo”. Marco Aurélio, no entanto, avalia que o caso não deve ser julgado durante o recesso de julho, como cogitam alguns ministros. “Não vemos esse processo como ‘o processo’, mas como mais um processo que devemos julgar”, afirma.

(Revista Veja -Luciana Marques, de Brasília)

quarta-feira, 28 de março de 2012

CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA VAI INVESTIGAR O TJ-MA


O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) decidiu dar continuidade no processo administrativo disciplinar instaurado na Corregedoria-Geral do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), para apurar supostas irregularidades cometidas por servidores na distribuição de processos do Fórum de São Luís (MA). A decisão foi tomada devido às dificuldades que o Tribunal vinha enfrentando para dar continuidade às investigações.

Por unanimidade, o plenário acompanhou o voto da corregedora nacional de Justiça, ministra Eliana Calmon, na avocação 0003361-69.2011.2.00.0000. Com a determinação, ficará a cargo da Corregedoria Nacional de Justiça apurar os indícios de fraude funcional supostamente cometida por quatro servidores do Fórum de São Luís.

Os problemas foram detectados em correição promovida pela Corregedoria-Geral do TJMA na unidade, que identificou a existência de fortes indícios de fraude na manipulação do sistema eletrônico que distribui os processos do fórum. Como resultado, foi instaurado processo administrativo disciplinar na Corregedoria Estadual em agosto de 2009, o qual permanece sem desfecho, diante das dificuldades em se nomear um juiz para presidir a comissão de investigação.

De acordo com informações prestadas pela Corregedoria do TJMA ao CNJ, desde que o processo foi instaurado, vários magistrados foram declarados suspeitos ou impedidos para atuar na investigação. 

Após diversas tentativas, em março do ano passado, foi designado novo juiz para apurar o caso, no entanto, o prazo para a conclusão do processo disciplinar foi constante prorrogado. 

Para a ministra Eliana Calmon, as dificuldades enfrentadas pelo Tribunal - decorrentes das sucessivas declarações de suspeição - e a gravidade dos fatos - que permanecem sem apuração há mais de 30 meses - ensejam a tomada de providência pelo CNJ, por meio da avocação.

"Trata-se de hipótese excepcionalíssima, constituindo-se exceção justificada pela circunstância da não efetividade do procedimento instaurado na origem e pela gravidade dos fatos", ressaltou a ministra. 

Segundo ela, a demora na apuração dos fatos pode levar à prescrição do caso e, consequentemente, à não punição dos responsáveis pelas supostas irregularidades. Com a avocação, a Corregedoria Nacional vai analisar se há necessidade de aprofundar a investigação por meio de sindicância ou se há indícios suficientes para propor abertura de Processo Administrativo Disciplinar (PAD) no CNJ contra os servidores.

MARANHÃO SERÁ DESTAQUE NA TV RECORD

"Missão verão" do Programa "Tudo é Possível"

Na tela da TV nacional, o Maranhão volta a ser destaque como destino turístico. O estado foi escolhido como um dos cenários do quadro "Missão Verão" do Programa Tudo é Possível da rede Record, apresentado por Ana Hickmann.

O quadro mostra lugares de uma forma turística e moderna durante passeios divertidos que serão divulgados em todo o Brasil e mais 150 países pela Record Internacional. O "Missão Maranhão" vai evidenciar as belezas históricas, culturais, sol, praia e esportes náuticos de São Luís e as belezas naturais e o ecoturismo do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.


A equipe da TV Record chega nesta quarta-feira (28) em São Luís, e vai passar toda a semana gravando os mais variados atrativos do Maranhão, além dos esportes radicais, como o surf e o kitesurf. Dani Bolina e Lisi Benites se juntam a Márcio Manguaça nesta aventura emocionante. São Luís e os Lençóis Maranhenses serão o ponto alto do quadro, que vai mostrar também as delicias da cozinha regional.

A Secretaria de Turismo do Maranhão está apoiando o projeto, como forma de divulgar as belezas da região. "Além das belezas naturais e culturais, temos várias opções de lazer, culinária e um povo hospitaleiro que sem dúvida serão o grande diferencial do Maranhão", concluiu o secretário de Turismo, Jura Filho.

PARTIDOS TÊM ATÉ SEGUNDA SEMANA DE ABRIL PARA ENVIAR LISTA DE FILIADOS


Cabe ressaltar, que segundo a legislação eleitoral, se a relação não for enviada até o prazo mencionado, permanece inalterada a filiação constante da relação remetida anteriormente.

De acordo com o Provimento nº 4/2012 da Corregedoria Geral Eleitoral, os partidos políticos deverão enviar, até o dia 16 de abril, a relação dos seus filiados. Tal prazo segue o disposto na Lei dos Partidos Políticos (9.096/95).

A Corregedoria Regional Eleitoral já encaminhou aos Diretórios Estaduais e às respectivas Zonas Eleitorais, que comunicarão aos diretórios municipais, todas as orientações objetivando a regularidade do processamento de dados e da aplicação das regras de que trata a Res. 23.117/2009.

O aplicativo utilizado para o gerenciamento e a entrega das relações de filiados pela Internet é o Filiaweb, disponível no site do Tribunal Superior Eleitoral (www.tse.jus.br). Seu uso foi opcional para o cronograma de entrega de relações de filiados de outubro de 2009 e tornou-se obrigatório a partir de abril de 2010.

Cabe ressaltar, que segundo a legislação eleitoral, se a relação não for enviada até o prazo mencionado, permanece inalterada a filiação constante da relação remetida anteriormente.

ASCOM TRE-MA

terça-feira, 27 de março de 2012

APRESENTAÇÃO COM ALUNOS NUS CHOCA ESTUDANTES EM UNIVERSIDADE NO AMAZONAS


Alunos do curso de Licenciatura de Artes Plásticas causaram polêmica no Amazonas.
(Foto Divulgação)
Alunos do curso de Licenciatura de Artes Plásticas causaram polêmica no
Amazonas. (Foto Divulgação)
Uma apresentação artística com quatro estudantes nus chocou estudantes da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), em Manaus, na quarta-feira (21). A acolhida aos calouros no curso de Licenciatura de Artes Plásticas durante o projeto ‘Café com Artes’ gerou polêmica.

Alguns estudantes se sentiram constrangidos diante da apresentação, que pretendia mostrar como funciona na prática a técnica de monotipia (processo de impressão artística por meio do qual se transfere, por pressão, uma pintura em cobre, vidro ou matéria plástica, para o papel). “As pessoas não estão acostumadas com esse tipo de coisa. Apoio quase todas as manifestações de arte na Universidade, mas essa foi meio tensa”, declarou ao portal de notícias o aluno do 4° período de Língua e Literatura Francesa, Bruno Davila.

“A roupa só iria atrapalhar [o processo]”, contou o idealizador da mostra, Fabiano Barros. Segundo o autor do trabalho, a mostra foi autorizada pelo professor Doutor do Departamento de Artes da Ufam, Otoni Mesquita. “Ninguém esperava um trabalho tão audacioso, porque 99% das pessoas têm medo ou repulsa ao nu, à beleza natural”, acrescentou.

Segundo a chefe do Departamento de Artes, Denize Piccolotto, o nu artístico não chegou a acontecer porque os alunos usaram tapa sexo e estavam com o corpo pintado. “Eu acho que falar mal disso, em pleno século XXI, é um exagero por parte de pessoas que desconhecem o valor e o significado da arte”, disse a professora.
Fonte:meio norte

segunda-feira, 26 de março de 2012

MINISTÉRIO PÚBLICO SOLICITA CONTRATAÇÃO DE PROFESSORES PARA ESCOLA ESTADUAL EM RIACHÃO

A Promotoria de Justiça da Comarca de Riachão ajuizou, em 22 de março, Ação Civil Pública, solicitando a imediata contratação de professores para o anexo do Centro de Ensino Luso Rocha, localizado no povoado de Alto Bonito, até que seja realizado concurso público para docentes naquela localidade.

Os 74 alunos do ensino médio, matriculados na unidade do povoado, até o momento estão sem aula por falta de professores. Propôs a ação a promotora de Justiça Patrícia Fernandes Gomes Costa Ferreira.

Seda da Promotoria de Riachão
Caso não haja tempo hábil para a contratação de profissionais para Alto Bonito, o MPMA requer que a Secretaria de Estado da Educação garanta o remanejo dos alunos para a sede do Centro de Ensino Luso Rocha em Riachão.

Foi solicitado, ainda, o fornecimento pelo estado do transporte escolar para os estudantes do povoado, pois o traslado deles estava sendo feito pelo transporte escolar do município. Se o calendário da referido anexo escolar estadual não corresponder ao das unidades municipais, os alunos do povoado podem ficar sem transporte em parte do ano. O Ministério Público pediu também a reposição de todas as aulas perdidas.

Em caso de descumprimento, está prevista uma multa diária de R$ 2 mil. O município de Riachão fica localizado a 825km da capital.
(CCOM - MPMA)

UM SUPOSTO OVNIS NA BR230 GERA POLÊMICA NA CIDADE DE RIACHÃO-MA

Moradores da cidade de Riachão comentam sobre um suposto OVNIS na BR230 trecho Riachão ao Povoado Alto Bonito.


Um caso que vem chamando atenção da população, tem levantado várias discurssões entre os populares da cidade de Riachão. A polêmica gera em torno do aparecimento de um suposto OVNIS na BR230, trecho entre Riachão e o Povoado Alto Bonito localizado a 40 km de sua sede Riachão.

O caso já foi relatado por vários motoristas que trafega pela BR230, muitos deles vindos de outros Estados, como por exemplo um motorista de Minas Gerais relatou para equipe de reportagem do Jornal Capital ter visto um OVNIS, nas proximidades da cidade de Riachão. O motorista afirma que vários de seus colegas também já viram o objeto luminoso que aparece na  pista, alguns deles exibiram imagem feita por celular.

Depois de diversos relatos a respeito do caso Richel Amaral um balsense, ajudou a socorrer um caminhoneiro, ele conta que ficou de cabelo em pé com o que seus olhos viram também naquela noite.

domingo, 25 de março de 2012

COBRA DE 5 METROS É ENCONTRADA EM RIACHO DE IMPERATRIZ

Animal atacou o funcionário da prefeitura que fazia a limpeza do riacho.
Homem foi socorrido por colegas que acionaram o Corpo de Bombeiros.


Uma sucuri de 5 metros de comprimento atacou, nesta sext-feira(23), o funcionário da secretaria de Infraestrutura do município de Imperatriz, João Mariano. O operário limpava o riacho Capivara quando foi surpreendido pelo animal. “Eu estava limpando o riacho quando fui puxado pela cobra. Por sorte, meus colegas estavam perto e me puxaram pra fora com cobra e tudo”, relatou depois do susto.

O Corpo de Bombeiros foi acionado e teve dificuldades para capturar a cobra. O animal foi colocado em uma jaula e transportado em um caminhão de combate a incêndio. A cena inusitada atraiu muitos curiosos que filmaram e fotografaram a cobra gigante.

A sucuri foi levada para o Ibama e deve ser solta em um lugar seguro. Segundo o Corpo de Bombeiros, no período chuvoso, é comum a captura de cobras nos riachos que cortam a cidade, distante 641 km de São Luís.

POLÍCIA ENCONTRA CORPO DE AGROPECUARISTA

Cabrini estava com as mãos amarradas, o perito Eduardo fez o primeiros exames no local

No final da tarde deste sábado o corpo do agropecuarista Cabrini foi encontrado dentro de uma fazenda por traz do presidio em construção, o local de difícil acesso onde o rabecão  foi resgatar o corpo ficou atolado, Cabrini estava com as mãos amarradas, o perito Eduardo fez o primeiros exames no local mais não foi possível dizer qual a causa morte devido o avançado estado de putrefação.

o corpo foi reconhecido pela família no IML, durante todo sábado varias pessoas foram conduzidas a Delegacia Regional, a primeira pessoa foi uma mulher dona da casa onde as pessoas que participaram da morte do empresario se reuniram, outra que também foi conduzida foi Jorcileide esposa de Adriano, outras pessoas envolvidas já foram identificadas e podem ser presas ainda na madrugada, a esposa de Adriano foi que disse o local onde o corpo estava, a policia descobriu que o celular da vitima estava com Jorcileide fazendo ligações.

Entenda o caso

sábado, 24 de março de 2012

INSS ENVIA CARTA PARA QUEM PODE REQUERER BENEFÍCIO EM ABRIL



O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) envia esta semana a carta-aviso aos segurados que completam as condições para se aposentar por idade em novembro. O documento avisa ao cidadão que ele pode requerer o benefício a partir da data de seu aniversário, se tiver interesse. Este mês estão sendo emitidas 1.555 correspondências, destinadas a 611 homens e 944 mulheres.


O INSS encaminha as cartas mensalmente. Recebem o documento os homens que no mês seguinte irão completar 65 anos e as mulheres que completam 60 anos. Para ambos os casos é preciso ter 174 contribuições, se o segurado tiver sido inscrito no INSS até 24 de julho de 1991, ou 180 contribuições, se a inscrição for posterior a essa data. Só recebem o documento aqueles que estão com os dados cadastrais atualizados junto ao INSS, inclusive o endereço para correspondência.

Além dos dados pessoais do destinatário, a carta-aviso traz ainda a estimativa da renda mensal da aposentadoria por idade, com base no histórico de contribuições ao INSS, constante no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS).

VALE ABRE 100 VAGAS PARA JOVENS APRENDIZES NO MARANHÃO

A Vale está com inscrições abertas para o Programa Jovem Aprendiz. São 100 vagas para jovens de 18 a 22 anos que serão capacitados no curso técnico de Mecânica e em seguida passarão por treinamento prático nas áreas de porto e ferrovia da empresa, em São Luís. As inscrições vão até 2 de abril e podem ser feitas pelo sitewww.vale.com.br/oportunidades .

Para se inscrever no processo seletivo é necessário ter o ensino médio completo. Os candidatos passarão por provas de português e matemática, entrevista, dinâmica de grupo e exames psicológicos e médicos. Todas as etapas são eliminatórias.

A formação é dividida em duas fases e tem duração de aproximadamente um ano. A fase teórica contempla a participação no curso técnico de Mecânica, que dura sete meses no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-MA), instituição de ensino parceira da Vale. A fase prática, com carga horária de 400/h, será realizada nas áreas operacionais da Vale em São Luís.

Na etapa prática, os selecionados têm a oportunidade de aprender e exercitar as atividades aprendidas durante a fase teórica. Além disso, o relacionamento com a equipe e a orientação do mentor contribuem para o desenvolvimento integral desses jovens, colaborando para uma inserção efetiva no mercado de trabalho.

Os selecionados receberão bolsa-auxílio mensal de R$ 622,00, além de benefícios como vale-alimentação, vale-refeição e plano de saúde e odontológico.

Serviço:
O que: Programa Jovem Aprendiz
Quando: Inscrições até 2/4/2012
Quantidade de vagas: 100
Como se inscrever: acesse o site www.vale.com.br/oportunidades

sexta-feira, 23 de março de 2012

GUGU GRAVA E ENTREGA CASA EM TIMON, VALOR:R$ 60 mil


O apresentador Gugu Liberato, da Rede Record, esteve em Timon (MA), nesta quinta-feira, (22/03), para gravar um quadro do seu programa.

Gugu veio para entregar uma casa, que custou cerca de R$ 60 mil, segundo a ex-proprietária, Marcelina Alves, localizada na rua 02 nº 329, na bairro Vila do Bec, como parte do quadro "De Volta Pro Meu Aconchego".

O apresentador chegou por volta 14h40, logo após subiu no trio elétrico para comandar a festa. A animação ficou por conta da banda Chica Égua, que inventaram o hit ‘Uh Uh Gugu chegou'. Em seguida Gugu se dirigiu a casa da família Costa
.
No quadro a família ganha, além da casa, vários aparelhos eletrodomésticos. A família sortuda não teve seu nome revelado, mas se sabe que eles estão hospedados no balneário Portal da Amazônia, km 18 da BR-316, sentido Timon-Caxias.

A Prefeitura de Timon intensificou a limpeza de ruas, para tentar melhorar o visual do bairro, que vai ser mostrado em rede nacional. O curioso é que, na rua da casa que será entregue, apenas o trecho em que a casa foi entregue estava asfaltado.

Moradores insatisfeitos chegaram a preparar uma manifestação para tentar chamar a atenção da imprensa para o descaso da Prefeitura com aquela região.Em Teresina, o apresentador Gugu Liberato esteve no Complexo Turístico Mirante Ponte Estaiada e fez algumas imagens para levar à Rede Record. O quadro vai ao ar no dia 1° de abril.

Fonte:180 Graus

CARRO DE PECUARISTA É ACHADO NA ZONA RURAL DE DIVINÓPOLIS

Em Imperatriz, o sumiço do pecuarista Braide Josias desafia a polícia. Ele está desaparecido desde essa quarta-feira (21), após ter sacado a quantia de R$60 mil no Banco Nordeste, onde é correntista. De acordo com as primeiras informações, ele estava em seu veículo, uma caminhonete F-250, de cor prata, antes do desaparecimento. No fim da manhã desta quinta-feira (22), o automóvel foi encontrado na zona rural de Davinópolis.

A polícia já está investigando o caso, que foi confirmado pelo secretário de Estado da Segurança Pública, Aluísio Mendes, em entrevista, nesta manhá de quinta-feira(22), à  rádio Mirante AM. A Secretaria de Segurança Pública (SSP) deve encaminhar, nas próximas horas, uma equipe do Serviço de Inteligência para reforçar o trabalho de buscas.

Qualquer informação que leve ao paradeiro do pecuarista Braide Josias pode ser repassada pelos telefones 190, da Polícia Militar, e (98) 3223-5800 (capital) e 0300-313-5800 (interior), do Disque-Denúncia. O serviço funciona 24h e não é necessário se identificar.

Imirante

quinta-feira, 22 de março de 2012

AGENTE PENITENCIÁRIO É FEITO REFÉM POR DETENTOS EM BALSAS

Policias militares foram chamados e conseguiram libertar o agente.

Um agente penitenciário foi feito refém durante o banho de sol dos detentos da delegacia do município de Balsas. Segundo a polícia, dois detentos conseguiram render o único agente que estava no local, identificado apenas por Augusto.

Policiais militares foram chamados e conseguiram libertar o agente após fazer alguns disparos.

Fonte:Imirante

TURISMO MARANHENSE EM DESTAQUE NO 37º ENCONTRO COMERCIAL BRAZTOA


A Secretaria de Estado do Turismo (Setur) participa nesta quinta (22) e sexta-feira (23), no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo, do 37º Encontro Comercial Braztoa, evento que reúne agentes de viagens, operadores de turismo e profissionais do setor.

Durante o encontro, a Setur, vai exibir, em um estande de 12m², o potencial turístico do Maranhão, com destaque para O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, Cachoeiras da Chapada das Mesas e detalhes da arquitetura de São Luís.

A equipe distribuirá material promocional, além de revistas e vídeos sobre o Maranhão. A castanha de caju e o doce de espécie também serão oferecidos como pequena mostra da gastronomia maranhense.

De acordo com o secretário de Estado de Turismo, Jura Filho, a ideia é mostrar o potencial turístico do Maranhão, com suas riquezas naturais, arquitetônicas e culturais. “O objetivo é buscar fortalecer as ações no setor turístico nacional, por meio do intercâmbio de informações, contatos e negócios”, explicou.

O evento, exclusivamente voltado à realização de negócios e ao aperfeiçoamento e atualização, procura antecipar tendências e novidades da próxima temporada.

Neste ano, mais de 200 expositoresdevem participar do 37º Encontro Comercial Braztoa, que deve reunir mais de três mil agentes de viagem.

As informações são da Secom do Estado.

TRE-MA DIVULGA LISTA DE CANDIDATOS COM CONTAS DE CAMPANHAS DESAPROVADAS EM 2010

A Presidente deste Tribunal, Desa. Anildes Cruz, divulgou a lista de candidatos que tiveram suas contas de campanha desaprovadas nas Eleições 2010 (veja a lista).

O Tribunal Superior Eleitoral, no mês de março, dispôs, por meio da Resolução nº 23.376/2012, que a aceitação das contas eleitorais é uma exigência para obtenção da certidão de quitação eleitoral nas Eleições de 2012 e, em consequência, do próprio registro de candidatura (art. 52, § 2º).

Segundo a Ministra Nancy Andrighi, em seu voto vista: "O candidato que foi negligente e não observou os ditames legais não pode ter o mesmo tratamento daquele zeloso que cumpriu com seus deveres. Assim, a aprovação das contas não pode ter a mesma consequência da desaprovação".

A Resolução nº 23.376 define, igualmente, as regras para a arrecadação, gastos de recurso e prestação de contas de campanha de candidatos, partidos políticos e comitês financeiros.

TRE-MA DIVULGARÁ LISTA DOS "FICHAS SUJAS"

O Tribunal Regional Eleitoral deve divulgar hoje a lista com os 50 nomes de políticos que tiveram as contas de campanha de 2010 desaprovadas. De acordo com decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), somente pode ter registro deferido o candidato que apresentar a quitação eleitoral.

Além dessa divulgação, o TRE inicia a preparação para o processo eleitoral deste ano. Ontem, o tribunal deu início ao projeto Voto Jovem na Escola 2012 no Colégio Cintra, no Anil, e prepara encontro com juízes eleitorais.

A desembargadora Anildes Cruz, presidente do TRE-MA, divulga hoje à tarde a relação com 50 nomes dos candidatos que concorreram na eleição de 2010 e que tiveram as contas de campanhas reprovadas pela Corte Eleitoral.

Aguardem!...o blog divulgará a lista assim que atualizada pelo TRE.

MARANHÃO RECEBERÁ PRÊMIO COMO MELHOR DESTINO TURÍSTICO DE 2011

O Estado do Maranhão, que oficializou sua nova fase no turismo ano passado com a criação do Plano Maior Maranhão, receberá o prêmio como Melhor Destino Turístico de 2011, oferecido pelo grupo Travel News no evento “Os Dez Mais do Turismo”, que será realizado no próximo mês de abril no Hotel Royal Palm Plaza, em Campinas.

O texto de divulgação do prêmio justificou a escolha da seguinte forma: “A beleza dos Lençóis Maranhenses, a delicadeza arquitetônica de São Luís, a raridade do complexo da Chapada das Mesas e suas delícias gastronômicas (como o arroz de cuxá e o doce de cupuaçu) fazem do Maranhão um destino reconhecidamente completo, com redes hoteleiras de primeiro mundo, belezas naturais incomparáveis, atendimento qualificado e produtos e serviços diferenciados”.

O grupo Travel News premiará os segmentos que mais se destacaram no ano anterior com um coquetel, seguido de jantar para 250 convidados do trade turístico nacional e internacional. A novidade para o evento deste ano será a palestra com o executivo Lee Cockerell, ex-vice-presidente de operações do Walt Disney World Resorts. Ele apresentará um seminário sobre liderança para convidados exclusivos, com relatos de seus mais de 40 anos de experiência, muitos deles à frente do maior complexo de entretenimento do mundo.

Fonte:Imirante

terça-feira, 20 de março de 2012

PITI DE ROSEANA SARNEY


Definitivamente, a governadora Roseana Sarney (PMDB) precisa antes tomar um banho de sal grosso e entrar de costas no mar toda vez que agendar uma visita ao leste, particularmente a Caxias. A manifestação dos estudantes do Cesc/Uema em Timon foi a reprise do que ocorreu outras vezes na Princesa do Sertão, quando no passado aqui 'Branca' foi recebida com vaias e demonstrações públicas de repúdio.

Em Timon, já cansados de insistir na tentativa de ser ouvidos pela governadora, os universitários apelaram ao 'Pai Nosso', rezando, de joelhos, em frente à Prefeitura daquela cidade, onde no interior se encontrava a mandachuva maranhense. Enfim, ao perceber que os cidadãos locais se solidarizam aos estudantes, 'Branca' aquiesceu e permitiu a entrada de uma comissão da estudantada... Mas qual não foi a surpresa dos 'meninos'. Segundo relato à coluna do pessoal do DCE, "sentada, fumando feito caipora, a governadora estava transfigurada, visivelmente descontrolada. Ela fulminava a gente com os olhos, soltava baforadas e gritava perguntando o que nós queríamos - Vocês querem me matar, é? Pois me matem! Vocês não já fizeram meu enterro, carregando um caixão em Caxias? Por que isso? -, e esmurrava a mesa, num acesso de fúria impressionante!"... Apesar do clima tenso, o pessoal do DCE conta que listou todas as reivindicações e descreveu o estado de caos na Uema. Ao ouvir, 'Branca' voltou a gritar, desta vez com um pró-reitor presente. E tome 'mijada'... Até que um silêncio acabrunhador tomou de conta do ambiente e, por fim, a governadora disse que iria tomar as providências para que a questão fosse resolvida de vez.

Ao sair da reunião, impressionados com o que presenciaram e ouviram, os estudantes decidiram que quando 'Branca' fosse a Caxias, depois de Timon, ela levaria o troco do piti... Porém, a mandatária apenas transitou na fazenda dos Marinho e, de lá mesmo, pegou o helicóptero de volta para São Luís.

Mal-estar

Olha, o desarranjo emocional de Roseana causou realmente profundo mal-estar no espírito do pessoal do DCE. Os estudantes nunca imaginaram que ela pudesse agir assim...

Temperamento
...Com um misto de decepção e revolta no semblante, pela forma como foram tratados em Timon, os estudantes frisaram à coluna que consideravam lamentável o fato de "o governo do estado do Maranhão ser conduzido por uma pessoa de temperamento tão explosivo e intolerante com a manifestação social!"

By: Jotônio Viana
Colunista do Noca

segunda-feira, 19 de março de 2012

CONCURSO POLÍCIA FEDERAL OFERECE 500 VAGAS PARA AGENTE E 100 VAGAS PARA PAPILOSCOPISTA

As inscrições poderão ser feitas dos dias 16 de março a 3 de abril, pelo site www.cespe.unb.br. A taxa de participação é de R$ 125.

A Polícia Federal (PF) publicou dois editais de concursos públicos com oferta de 600 oportunidades para quem possui diploma de nível superior em qualquer área reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). São 500 chances para o cargo de agente e outras 100 para papiloscopista. As informações estão no Diário Oficial da União, na página 96 da terceira seção.

Os certames serão organizados pelo Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe/UnB). Os inscritos serão submetidos a provas objetivas, testes discursivos, exame de aptidão física, exame médico, avaliação psicológica e curso de formação profissional. A primeira etapa está marcada para acontecer no dia 6 de maio.
De acordo com o edital de abertura, a remuneração é de R$ 7.514,33 para uma jornada de trabalho de 40 horas semanais. As inscrições poderão ser feitas dos dias 16 de março a 3 de abril, pelo site http://www.cespe.unb.br/ . A taxa de participação é de R$ 125. Candidatos que não têm acesso à internet podem se cadastrar nos postos disponibilizados pela empresa organizadora, listados no edital.

ARNALDO VERSIANI PEDE A SÉRGIO MUNIZ QUE DEVOLVA PROCESSO DE ROSEANA "DO JEITO QUE ESTIVER"


Versiani: pressa em julgar indicaria posicionamento
O ministro do Superior Tribunal Eleitoral, Arnaldo Versiani, deu mostras, esta semana, que pretende mesmo acelerar ao máximo o processo que pede a cassação do diploma da governadora Roseana Sarney (PMDB).

Ele determinou dia 13 ao juiz eleitoral Sérgio Muniz, que devolvesse a carta de ordem da forma com estivesse – independente de pendências outras.

- Sua determinação foi dada no último dia 13 e chegou neste sábado(17) ao TRE. Vou transcrever as notas taquigráficas da oitiva das testemunhas e encaminhá-las segunda-feira - disse Muniz.

Há um motivo para Versiani acelerar o processo: seu mandato no TSE termina em outubro, e ele só tem até maio para julgar o caso de Roseana, já que, a partir dali, a prioridade da Justiça Eleitoral são as eleições municipais.
Oitiva das testemunhas

Assim que receber os autos do juiz maranhense, Versiani abrirá prazo para o Parecer do Minsitério Público Eleitoral, que tem cinco dias para se manifestar.

Após a devolução do MPE, o ministro pode pedir pauta para que a Corte Eleitoral julgue o processo.

Fonte:Marco Aurélio D'Erça

domingo, 18 de março de 2012

ANIMAIS SOLTOS NA PISTA CAUSAM MAIS UM ACIDENTE EM RIACHÃO-MA

Na noite desta terça-feira(13), por volta das 21:30 aconteceu um acidente na BR230 em Riachão, quando três amigos resolveram pegar um racha na pista da BR230 no trecho que liga o Bairro Juá a Rodoviária de Riachão, no meio do caminho apareceu um animal de proprietário ainda não identificado, a égua atravessou a pista e duas das três motos colidiram de frente com ela, Leonardo Carvalho da Silva de 18 anos morreu na hora com fratura no pescoço, a Polícia Militar foi acionada e fez o atendimento na hora do acidente, as motos foram apreendidas pela polícia. Na hora do acidente a moto de Francisco das Chagas que ficou com bastante escoriações pelo o corpo ficou literalmente em pedaços.
Segundo a Polícia Militar ao chegar no local do acidente foi constatado que os motoqueiros havia realizado as manobras perigosas conhecidas como racha, sendo que os infratores estavam em alta velocidade e colidiram com o animal que estava na pista, o que foi uma das causas do acidente além das imprudências dos jovens motoqueiros.
Leonardo foi velado na residência da família, para o pai Sr. Antônio o acidente foi uma fatalidade e atribuiu ainda a falta de obediência com o que o pai fala, que às vezes ao reclamar com os filhos de tais perigos os mesmos recebem como mau.  Sr Antônio ainda alertou os jovens de Riachão que vejam o exemplo do perigo e que corrijam para que não aconteça com outros jovens.

EX-PROFESSORA DA UNIBALSAS DIZ: "CONHECI A REALIDADE DA MISÉRIA EM BALSAS"

‘‘Eu vivi o descaso, a política da fome e a exclusão social. Aprendi muito. Hoje sou uma pessoa melhor. Tenho outra visão da vida’’. A afirmação é da londrinense Walkiria Benedeti Cardoso Araújo, que passou um ano no Maranhão, entre 2010 e 2011, lecionando na Faculdade de Balsas (UniBalsas), no sul do Estado.

Para ela, é difícil expressar em palavras tudo o que vivenciou durante este período.

" Enxerguei de perto e  ‘senti na pele’  o que a maioria das pessoas só vê na televisão" diz.

Bacharel em Direito, com duas especializações – em Bioética e Direito Público com ênfase em execuções penais – e mestrado em Direito Negocial pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), Walkiria ficou muito interessada quando soube que a Faculdade de Balsas estava contratando professores para o curso de Direito. ‘‘Queria conhecer a realidade de lá. Enviei o meu currículo e logo acertamos tudo. Quando vi já estava com a passagem em mãos. Inicialmente fui sozinha e depois de 40 dias meu marido foi também’’, lembra.

TOFFOLI AINDA ESTUDA SE VAI JULGAR MENSALÃO

Ex-sócia e atual companheira do ministro do STF atuou diretamente na defesa de três acusados no escândalo. Para ele, "não existe nenhum impedimento de ordem legal"

VEREDICTO Em dúvida, Dias Toffoli disse que ainda não vê motivo para impedimento, mas decidirá  sobre sua  eventual suspeição “no momento oportuno” (Alan Marques/Folha Press)
Sempre que lhe perguntam se participará do julgamento do processo do mensalão — o escândalo de corrupção envolvendo políticos durante o governo Lula —, o ministro José Antonio Dias Toffoli responde de maneira evasiva. Antes de assumir o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), em 2009, Toffoli foi advogado do PT, assessor jurídico do então ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu, e advogado-geral da União. Para juristas, apenas essa relação funcional com o grupo acusado de comandar o maior esquema de corrupção da história já seria um motivo suficiente para que o magistrado considerasse a hipótese de se afastar do julgamento, cujo início está previsto para maio. Existe, porém, outra razão que deve precipitar a decisão do ministro: sua ex-sócia e atual companheira atuou diretamente na defesa de três acusados de envolvimento com o escândalo do mensalão, incluindo José Dirceu, apontado pelo procurador-geral da República como o chefe da quadrilha.

RIACHÃO-MA FICA EM 19º LUGAR NO ESTADO NO DESEMPENHO DO IDSUS 2011

IDSUS- Índice de Desenvolvimento no Sistema Único de Saúde (SUS)


A partir da análise e do cruzamento de uma série de indicadores simples e compostos, o IDSUS avalia o Sistema Único de Saúde que atende aos residentes nos municípios, regiões de saúde, estados, bem como em todo país.

O índice de Desempenho do SUS (IDSUS) é um indicador sí­ntese, que faz uma aferição contextualizada do desempenho do Sistema de Único de Saúde (SUS) quanto ao acesso (potencial ou obtido) e à efetividade da Atenção Básica, das Atenções Ambulatorial e Hospitalar e das Urgências e Emergências.

A cidade de Riachão-Ma ficou em (19º) décimo nono lugar no Estado do Maranhão com a nota de 5,56 no que diz respeito ao atendimento efetivo a atenção basica, ambulatorial e de urgência e emergência.

As três maiores notas no Estado foram para as cidades abaixo.

CIDADES                       UF CÓD. NOTA

Timon
 MA
211220
6,85
Parnarama
MA
210780
6,83
Caxias
MA
210300
6,72

Clique aqui e veja a lista completa.                        

sábado, 17 de março de 2012

INSCRIÇÃO PARA CURSOS TÉCNICOS À DISTÂNCIA DA UEMA-NET INICIA NA PRÓXIMA SEGUNDA

As inscrições começam na próxima segunda-feira (19) de março e prosseguem até dia 13 de abril.

A Universidade Estadual do Maranhão, por meio do Núcleo de Tecnologias para Educação (UemaNet), realiza Processo Seletivo Simplificado de Acesso aos Cursos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio, forma subsequente, na modalidade a distância PACEP/2012. Dentre os dezoito municípios atendidos pelo UemaNet, Caxias disponibilizará vagas para os cursos.

Os cursos são integrantes do Programa Escola Técnica Aberta do Brasil (e-TEC). A seleção tem como objetivo a inscrição de candidatos que tenham concluído o Ensino Médio ou equivalente.

Esta será a primeira vez que a Uema realizará processo seletivo para cursos técnicos de nível médio à distância. Ao todo serão ofertadas seis mil vagas para o ano de 2012, sendo 3.960 para o primeiro semestre e 2.040 para o segundo. Além de Caxias, as vagas serão distribuídas nos seguintes municípios: Açailândia, Arari, Bacabal, Barra do Corda, Bequimão, Brejo, Codó, Colinas, Coroatá, Grajaú, Pedreiras, Pinheiro, Santa Inês, São Bento, São José de Ribamar, Timon e São Luís.

Os interessados terão a opção de treze cursos técnicos: Guia de Turismo, Alimentos, Edificações, Contabilidade, Serviços Públicos, Meio Ambiente, Controle Ambiental, Manutenção Automotiva, Segurança do Trabalho, Meteorologia, Informática, Redes de Computadores, Planejamento e Gestão em Tecnologia da Informação. Todos gratuitos e com duração média de (20) vinte meses.

A aprendizagem envolverá interação com professores e tutores a distância e presencial, atividades em ambiente virtual e suporte de material didático impresso. Ainda haverá momentos presenciais obrigatórios, previamente agendados como avaliações, aulas práticas, estágio supervisionado, entre outros.

As inscrições começam na próxima segunda-feira (19) de março e prosseguem até dia 13 de abril, no site www.uema.br/pacep2012, onde também é possível acessar o edital e obter mais informações. O valor da inscrição é R$ 20.

Fonte: Uema
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Leia a Biblia
"Buscai ao SENHOR enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto ".Isaias 55:6
"Felicidade é a harmonia entre pensar, falar e agir. Meu Senhor… Ajuda-me a dizer a verdade diante dos fortes e a não dizer mentiras para ganhar o aplauso dos débeis.” Mahatma Gandhi

POSTAGENS MAIS VISITADAS: